
O André e o Bruno Santos têm carradas de razão. A obra visual incrível que a artista Lourdes Castro deixou é demasiado intensa e poliédrica para ficar limitada a um campo só. O seu alcance é maior. A obra de Lourdes Castro ajuda-nos a ser. Dá-nos música. E que música!
José Tolentino Mendonça
«Trilogia das Sombras» é o novo projeto dos irmãos e guitarristas madeirenses que inclui música, poesia, performance e artes plásticas, inspirados na obra e na vida de Lourdes Castro. Será apresentado no dia 21 de abril no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, seguindo para outras salas do país, como o Centro Cultural de Belém e outros locais a confirmar.
O quinto disco de Mano a Mano tem o formato de disco-livro, concebido por Carla Cabral com inspiração nos livros de artista de Lourdes Castro, e recurso a costura, pintura, desenho e transfer sobre tecido e papel. Junta-se ainda um texto de José Tolentino Mendonça e a declamação do poema Lourdes Castro, Rua da Olaria, num dos dez temas.
Nos concertos de apresentação do disco, além da habitual parafernália de guitarras e cordofones dos irmãos, o espetáculo conta com a cenografia do ateliê de arquitetura Pontoatelier e com a performance de Tiago Martins que, inspirado pelo Teatro de Sombras, de Lourdes Castro, interage com a música.