Tcheka

Damos as boas-vindas a Tcheka, um dos mais importantes músicos cabo-verdianos, ao catálogo da Clave na Mão.

Tcheka apresenta-se a solo ou com o convidado Mário Laginha, com quem já realizou concertos em Portugal (CCB, Teatro da Trindade) ou em diferentes cidades europeias (Festival Jazz in Marciac – França, Budapeste ou Belgrado), juntando as músicas de Portugal e Cabo Verde através do piano de Mário Laginha e da guitarra e da voz de Tcheka.

Tcheka é uma figura de proa na música de Cabo Verde. Nascido num lugar recôndito da Ilha de Santiago, criou um estilo único que testemunha as influências que recebeu à escala global. A música de Tcheka flui naturalmente, resistindo a qualquer tentativa de categorização fácil, dadas as referências a diversos géneros oriundos de Cabo Verde, do jazz africano, da música folk, do blues e do rock.

Tcheka e Mário Laginha formam uma dupla musical alicerçada na amizade e no respeito mútuo pela música de cada um. Neste concerto, reúnem diversos géneros e influências e apresentam um repertório de composições originais, com melodias que combinam guitarra, piano e voz.

Para Mário Laginha, fazer música é sobretudo um acto de partilha. E tem-no feito com personalidades musicais fortes e das mais distintas áreas. Tcheka é mais um companheiro de estrada que o transporta para um universo que o desafia a reinventar-se enquanto músico.

Fotografias: Márcia Lessa