Afonso Pais

Afonso Pais inaugura um novo capítulo de concretização artística, quatro anos depois da edição discográfica anterior.

O Que Já Importa é um conjunto de sete temas cujas mensagens se revelam em forma de um mantra, como uma paisagem ou um retrato construídos sob vários feixes de luz, criando um todo irrepetível.

Em palco estão dois trio, três vozes em coro (Margarida Campelo, Maria Luísa e Nazaré da Silva) e três instrumentos – à guitarra de Afonso Pais, junta-se a secção rítmica com João Hasselberg, no baixo, e João Correia, na bateria.

Todas as canções são provindas de um imaginário centrado na guitarra como «voz» criadora e é a partir desse centro que a nostalgia e a viagem começa. Na versão gravada, o projecto contou com as participações especiais de Capicua e Salvador Sobral que poderão pontualmente pisar o palco na apresentação ao vivo desta música renovada de Afonso Pais.

Um versátil e excelente guitarrista aproxima-se mais do formato canção com momentos sublimes. “Conforto” com Capicua é uma belíssima peça.
Que toda a música que nós ouçamos durante este ano, 2021, tenha a inspiração e a sensibilidade desta música do Afonso Pais.

Henrique Amaro | Antena 3 e RDP Internacional, Janeiro 2021

Afonso Pais é bem capaz de ser o melhor guitarrista que por cá temos, com admiradores inclusive entre quem não adere às suas orientações estéticas.

Rui Eduardo Paes, 2017