Obrigado, 2022 | Olá, 2023!

Chegamos ao final de mais um ano de trabalho da Clave na Mão. O terceiro da nossa existência, e o primeiro depois dos anos de pandemia.

E, ao chegar ao fim de 2022, podemos afirmar que este foi mais um ano de crescimento para esta agência, que nasceu da vontade de trabalhar com e para os músicos e para a Cultura.

Durante este ano, a Clave teve os seus músicos em mais de 33 concertos, realizou mais uma edição, a segunda, do LouresJazz e a primeira do Jazz em Monserrate. Para trás fica a tristeza de não termos conseguido manter pelo terceiro ano consecutivo o Festival O Jazz tem Voz, que nas duas edições realizadas contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do programa Garantir Cultura. Em 2023 voltaremos a tentar, procurando apoios públicos e privados, tentando mostrar que nem só os grandes festivais com retorno financeiro garantido valem a pena.

O ano de 2022 ficou também marcado pelo desaparecimento físico do Engenheiro Bernardo Moreira, que marcou com a sua presença vários dos nossos concertos e festivais, provocando com a sua acutilância, espírito crítico e capacidade de análise a discussão e o abrir de horizontes, uma figura marcante do Jazz em Portugal, pedagogo, divulgador, professor de muitos dos músicos portugueses, de diferentes gerações, que se juntaram numa sentida e comovente despedida ao saudoso Binau.

Por fim, a todos os que estiveram connosco durante este ano, músicos, técnicos, programadores, público, autarquias, amigos, deixamos uma palavra de agradecimento.

E também a certeza de que 2023 pode contar connosco, com a Clave na Mão e com muita música!