Depois de uma primeira edição realizada ainda em plena situação pandémica, que levou algum do melhor jazz em português a Loures, o LouresJazz regressa para uma segunda edição neste ano de 2022.
Organizado pela Câmara Municipal de Loures com produção da Clave na Mão, o fim de semana de 8, 9 e 10 de julho terá três concertos no Pavilhão Paz e Amizade, novamente com um programa composto inteiramente por músicos portugueses.
Na primeira noite sobe ao palco o trio Sul, que ainda este ano terá o seu disco de estreia, composto por Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Bernardo Moreira no contrabaixo e Luís Figueiredo no piano. Estes três músicos, com grande actividade na cena musical portuguesa, trazem para o universo do jazz alguma da música feita em português, cruzando géneros e linguagens e fazendo da guitarra portuguesa mais um elemento de improvisação.
Na segunda noite, espaço para “O que já importa”, de Afonso Pais, conjunto de temas cujas mensagens se revelam em forma de um mantra, como uma paisagem ou um retrato construídos sob vários feixes de luz, criando um todo irrepetível. Ao lado de Afonso Pais três vozes em coro (João Neves, Nazaré da Silva e Maria Luísa) e três instrumentos – à guitarra de Afonso Pais, junta-se a secção rítmica com João Hasselberg, no baixo, e João Pereira, na bateria.
Por fim, no final da tarde do dia 10, apresenta-se o Pedro Moreira Quinteto, nova formação do saxofonista português, que com o seu Sax Ensembe foi distinguido com o Prémio RTP/Festa do Jazz para músico do ano de 2021.
Neste novo quinteto, formado por músicos com forte identidade musical e de créditos no jazz português, procura-se um equilíbrio entre a expressão individual e criação coletiva num concerto composto por composições originais de Pedro Moreira.
Para além dos três concertos, o LouresJazz aposta num programa paralelo, que inclui uma formação para músicos locais por César Cardoso e Pedro Nobre, que culminará com um concerto na manhã do último dia de Festival, uma exposição de fotografias da edição de 2021 e uma conversa sobre Portugal e o Jazz.
A colaboração iniciada com o Hot Clube na primeira edição do LouresJazz terá continuidade este ano com concertos de combos de alunos da escola lisboeta no Castelo de Pirescoxe, nos dias 18 e 25 de junho e 2 de julho, sempre às 19h30.
Todos os concertos são de entrada livre, sujeita à lotação da sala.